NOTÍCIAS
Últimas Notícias
Ato histórico - Cremesp em campo
MEC determina providências nas inconsistências de revalidação de diplomas de Medicina da Unirg após alertas sistemáticos do Cremesp
Reconhecimento profissional
Familiar de paciente relata atendimento excepcional realizado pela neurocirurgiã Monise Zaccariotto
Evento científico
Cremesp participa de debates na Jornada Paulista de Cirurgia Plástica
Expediente
Conselho não terá atendimento no feriado e expediente será retomado na sexta-feira (05/06/26)
Notícias
|
03-06-2025 |
Relações Institucionais - TEA e a inclusão |
Cremesp e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência unem esforços por atendimento humanizado com mais suporte técnico |
|
Em uma iniciativa que marca o início de uma colaboração inédita, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo uniram esforços para fortalecer a atuação técnica na área da saúde voltada às pessoas com deficiência. A parceria visa promover ações conjuntas, como oficinas, palestras e eventos, com foco na qualificação de políticas públicas e na construção de soluções compartilhadas para os desafios enfrentados por essa população. O encontro representa um passo importante na integração entre órgãos públicos para a construção de um atendimento mais técnico, humanizado e eficiente às pessoas com deficiência no Estado de São Paulo. Realizada na sede do Cremesp, em 15 de maio, a reunião contou com a presença do secretário Marcos da Costa e do secretário executivo João Scudeler, recebidos pelo presidente do Conselho, Angelo Vattimo, a vice-presidente Maria Alice Scardoelli e pelo procurador, Carlos Magno Michaelis Junior. Entre os principais temas discutidos, estiveram as especificidades técnicas relacionadas ao atendimento médico e ao tratamento multiprofissional de pessoas com deficiência. A proposta da Secretaria é contar com a experiência do Cremesp para orientar suas ações em saúde, estabelecendo um canal de cooperação. O Cremesp, por sua vez, se colocou à disposição para estruturar uma agenda conjunta, com a mobilização de suas equipes técnicas para apoiar as principais demandas da Secretaria, acionando, inclusive, suas Câmaras Técnicas, como as de Psiquiatria, Neurologia e Pediatria. Outro ponto importante abordado foi a dificuldade no uso e reconhecimento de laudos médicos de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O secretário da Pasta demonstrou preocupação com a ausência de critérios claros em alguns documentos, o que pode comprometer a efetividade do ato médico e dificultar a implementação de tratamentos e políticas públicas. O Cremesp reforçou seu compromisso em contribuir para o aprimoramento desses critérios, com base em fundamentos científicos e administrativos. Ao final do encontro, Angelo Vattimo e Maria Alice oficializaram o convite ao Secretário de Estado para participar do evento de 1º Fórum de TEA, TDAH e DISLEXIA, que acontecerá em 5 de julho, e abordará importantes pontos relacionados a esses temas. |




