Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 30-11-2023
    Evento
    Sextanistas das faculdades de Medicina da São Camilo e São Caetano recebem projeto Conversa com o Cremesp
  • 29-11-2023
    Nota de Retratação
    Decisão judicial retratação Cremesp
  • 29-11-2023
    Vistorias em Mauá
    Irregularidades constatadas em 77% das unidades de saúde fiscalizadas pelo Cremesp colocam em risco o atendimento à população
  • 27-11-2023
    4ª Conferência Estadual da Lei do Ato Médico
    Cremesp debate danos clínicos e infrações legais em procedimentos estéticos invasivos
  • Notícias


    17-11-2023

    Venda de atestados

    Cremesp denuncia site de venda de atestados médicos ao Ministério Público Federal e cobra providências

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) encaminhou, em 16 de novembro, ofício à Procuradoria da República, solicitando as providências cabíveis em relação a uma plataforma na internet que promete o fornecimento de atestados médicos sem a realização da devida consulta, mediante ao pagamento de R$ 29,00. Para obter o atestado, o interessado deveria responder a um “questionário inteligente”, do qual consta ainda uma fictícia “duração da doença”.

    O oficio n° 594/2023, emitido pelo gabinete da Presidência do Conselho (GPR), em conjunto com a Procuradoria Jurídica da Casa (PJA), e assinado pelo presidente do Cremesp, Angelo Vattimo, informa ao Ministério Público Federal que chegou ao conhecimento da Autarquia a plataforma atestadomedico24.com, que vem sendo divulgada em redes sociais, como Facebook e nos buscadores na Internet, em especial, no Google. Para concluir, depois do pagamento e do preenchimento de um questionário sobre a eventual “doença”, é disponibilizado por e-mail, em cinco minutos, um atestado médico em PDF, com a duração de até sete dias. Ainda segundo a propaganda, isso é possibilitado por um grupo de “médicos internacionais, que trabalham online” e que, portanto, não “precisariam de uma licença” no Brasil.

    O documento do Cremesp, direcionado também à Procuradoria da República em São Paulo e ao Ministério Público Federal, informa que a plataforma atestadomedico24.com tem sede na cidade de Hamburgo, Alemanha – e não conta com representação no território nacional. Isso afronta diretamente à Lei 3.268/57, em especial, o art. 17 que reza, entre outros pontos, que os médicos só poderão exercer seu trabalho no país com o prévio registro no Ministério da Educação e Cultura (MEC) e inscrição no CRM da respectiva jurisdição.

    Isso significa que, além de serem oferecidos atestados médicos sem consulta médica, as publicações “traduzem informações falsas”, e contrariam a legislação brasileira.

    Tendo em vista que não há notícia de médicos registrados no Cremesp que prestam serviços a empresa em questão, o Conselho direciona a denúncia aos órgãos competentes afim que eles adotem medidas para coibir tal prática.


    Este conteúdo teve 683 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2023 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 133 usuários on-line - 683
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.