Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • Notícias


    30-03-2023

    Conversa com o Cremesp

    Cremesp orienta sextanistas em visita na Faculdade de Medicina Albert Einstein

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) realizou, nesta quinta-feira (30), visita na Faculdade de Medicina Albert Einstein para orientar os alunos, que em breve se tornarão médicos, sobre temas importantes como prontuário médico, plantões, atestado, sigilo médico e CODAME.

    Recebidas pela coordenadora acadêmica do curso de Medicina da Faculdade Albert Einstein, Elda Maria Stafuzza, a 2ª secretária do Cremesp, Maria Camila Lunardi, e a conselheira, Juliana Takiguti Toma, foram responsáveis por conduzir os debates e esclarecer as dúvidas dos alunos.

    No início da conversa, Maria Camila falou sobre a responsabilidade que o médico possui durante o plantão e o dever de não abandonar, em hipótese alguma, o paciente no pronto-atendimento.

    Sobre o prontuário médico, a 2º secretária ressaltou a importância do seu preenchimento de forma clara e com letra legível, e também falou sobre sua verdadeira função. “O prontuário não serve apenas para a defesa do médico, mas sim para a defesa do próprio paciente”.

    “O médico deve guardar os prontuários médicos por 20 anos e disponibilizar ao paciente, caso seja solicitado”, completou Juliana a respeito do assunto.

    O tema de publicidade médica foi o foco de muitas perguntas feitas por parte dos alunos sextanistas, principalmente em relação ao que pode ser publicado ou não nas redes sociais. Portanto, as palestrantes explicaram sobre a proibição da divulgação de fotos “antes e depois”, da garantia de resultados aos pacientes e da separação do perfil profissional e pessoal do médico nas mídias sociais. 

    “É importante que estes meios sejam utilizados para a divulgação de ações preventivas de saúde, com linguagem acessível à população, como o incentivo à boa alimentação, à prática de atividades físicas e à higiene do sono, por exemplo”, concluiu Maria Camila.

    No fim do encontro, o sigilo médico foi abordado pela conselheira do Cremesp, que relatou sobre as chamadas de vídeo por WhatsApp ou reuniões em outras plataformas não valerem como uma consulta. “O médico deve usar as plataformas especiais de telemedicina que respeitam o sigilo do paciente”, finalizou Juliana.

    Confira todas as fotos do evento
     


    Este conteúdo teve 30 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 369 usuários on-line - 30
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.