Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    30-09-2022

    Ortopedia 

    Cremesp presente na inauguração da ABOT


    O Conselho Regional de Medicina (Cremesp) marcou presença na cerimônia de instauração da Academia Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (ABOT), realizada no dia 29 de setembro, no Teatro da Faculdade de Medicina da USP. A ocasião foi marcada pela homenagem aos Patronos da Academia, personalidades já falecidas que desbravaram a especialidade, e aos Fundadores da Academia, que passaram a ocupar 46 cadeiras da nova entidade. Irene Abramovich, presidente do Cremesp, fez parte da mesa de autoridades e entregou medalhas e diplomas aos novos membros. Angelo Vattimo, 1º. Secretário, também prestigiou a solenidade. 

    Em seu discurso aos presentes, Irene falou da longeva parceria com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), entidade que completou 87 anos na ocasião, e que originou a ABOT. “Fico sempre honrada com os convites feitos a mim pela SBOT, que têm um diferencial: é uma das sociedades que mais se preocupam com a formação dos residentes”, apontou. “Sinto-me profundamente encantada com a qualidade e a seriedade que entrega aos futuros médicos”. 

    Além de Irene Abramovich, na mesa principal estiveram ainda Tarcísio Eloy P. de Barros, presidente da Academia Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (ABOT); Walter Manna Albertoni, secretário geral da ABOT; Adalberto Visco, presidente da SBOT (2021); Jorge dos Santos Silva, presidente da SBOT; Karlos Mesquita, representante da Academia Nacional de Medicina; Cesar Eduardo Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) e José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Academia de Medicina de São Paulo e da Escola Paulista de Medicina (APM). 

    Fundadores e patronos 
    Além dos acadêmicos – os Fundadores da ABOT – os organizadores prestaram homenagem aos “antepassados” na especialidade, relembrando-os por meio de fotos, e tornando-os Patronos de cada cadeira. Muitos foram representados por familiares, na ocasião.

    A presidente do Cremesp entregou diplomas e medalhas ao fundador da cadeira n° 7, José Carlos Affonso Ferreira, cujo patrono foi José da Cunha Soares Londres (1906-1986); ao fundador da cadeira n° 16, Márcio Gonçalves de Souza, patrono Gastão Dias Velloso (1916 -1972); fundador da cadeira n° 23, Edson José Antunes, patrono José da Silva Rodrigues (1926-2010); fundador da cadeira n° 30, Luiz Carlos Sobania, patrono Heinz Rucker (1912-1986); fundador da cadeira n° 37, Márcio Carpi Malta, patrono Odílio Luiz da Silva (1929-2020); e fundador da cadeira de n° 43, João Antônio Matheus Guimarães, patrono Gottfried Anton Friedrich Koberle (falecido em 2012). 

    Confira as fotos do evento. 

    Fotos: Osmar Bustos 
     


    Este conteúdo teve 19 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 335 usuários on-line - 19
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.