Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    10-05-2022

    Conversa com alunos

    Conselho leva Código de Ética e sistema digitalizado móvel de captura de dados para sextanistas da Unaerp

    O Código de Ética Médica foi entregue aos alunos do 6° ano de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), com a presença do diretor 1° secretário do Conselho, Angelo Vattimo. O evento contou ainda com o cadastramento de dados prévios de sextanistas de Medicina da faculdade para acelerar o processo de registro profissional no Conselho.

    Participaram, pela Unaerp, o professor do curso de Medicina da Unaerp, Guilherme Augusto Silva dos Santos, que representou o coordenador do curso de Medicina, Reinaldo Bugarelli Bestetti, e a professora mestre em Medicina e coordenadora da diretoria de Extensão, Pesquisa e Extensão, Sonia Maria Camargo dos Santos, em nome da reitora da graduação em Medicina, Suzelei de Castro França.

    Vattimo realizou palestra, explicando as funções do Conselho; atividades; meios de comunicação , como o site, redes sociais e revista Ser Médico e a publicação para residentes JMRR); e os aplicativos 5 Minute (plataforma de Medicina baseada em evidências) e MedLine Complete (base de dados com acesso aos principais periódicos de Bioética e Saúde). Entre as ações desta gestão, comentou a respeito da criação do Clube de Benefícios, que possibilita descontos e serviços, e que passará a contar, inclusive, com plano de saúde, em breve. E, ainda, sobre a desburocratização promovida no sistema de isenção de rodízio para médicos que, de 40 dias, já pode ser feita imediatamente, pela Área do Médico do site do Cremesp.

    Ele explicou que não é intenção do Cremesp punir os profissionais, mas orientá-los sobre como não infringir a ética, principalmente sobre publicidade médica, tema de várias sindicâncias. Uma das iniciativas para alertar os médicos são as "pílulas éticas", compilado de dúvidas e questões sanadas por meio das redes sociais do Conselho.

    Agilidade
    O diretor relatou que a intenção de adiantar o processo da 1a. inscrição aos futuros médicos fez com que o Cremesp estabelecesse um kit móvel de equipamentos digitais para captura de dados (biometria, assinatura e foto). A iniciativa foi levada à Unaerp, para aqueles que preencheram a ficha no site (www.cremesp.ccm.br) - Serviços - Serviços aos médicos - Inscrição principal. "Apesar de abolirmos a cerimônia de entrega de carteiras, ganhamos em agilidade, de modo que, no dia seguinte à colação de grau, os médicos já estão inscritos", afirmou Vattimo.

    A pré-inscrição possibilita celeridade na liberação da carteira de médico pelo Cremesp, fazendo com que o prazo normal de 15 dias seja abreviado para apenas sete. Após a formatura, a faculdade envia a relação de alunos e os respectivos certificados de colação de grau para o Cremesp. E, com isso, é providenciada a verificação para liberação da 1a. inscrição (número do CRM). Após essa etapa, o médico já pode fazer seu carimbo e dar plantões, por exemplo.

    O diretor do Cremesp declarou que esta foi a primeira vez que o Conselho faz parceria com uma escola para utilizar o sistema. "A antecipação de documentos para a inscrição será repetida com outras faculdades, o que já era um anseio dos formandos porque facilita a entrada no mercado de trabalho", disse.

    Após os estudantes realizarem, "simbolicamente", o Juramento de Hipócrates, Vattimo recomendou aos sextanistas da Unaerp que façam Residência Médica, importante etapa de formação para o médico. E que preencham corretamente, e de forma legível, o prontuário médico, instrumento que representa segurança e proteção para o médico.


    Este conteúdo teve 25 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 354 usuários on-line - 25
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.