Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 18-03-2024
    Nota de Pesar
    Faleceu o renomado professor e pediatra Julio Toporovski
  • 18-03-2024
    Evento inédito
    Cremesp promove 1º Simpósio de Introdução à Pesquisa com capacitação de médicos para realização de projetos de estudos
  • 15-03-2024
    Transparência
    Aprovada prestação de contas do Cremesp relativa ao ano de 2023
  • 15-03-2024
    Evento
    Cremesp debate a ética na publicidade médica no 16º Congresso do DESC da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
  • Notícias


    03-06-2020

    Conquista jurídica

    Cremesp tem posicionamento endossado pela Justiça e nega registro profissional a graduada no exterior por inconsistências no Revalida

    Em mais uma vitória judicial, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) teve seu recurso de Agravo de Instrumento, referente ao veto de concessão de registro profissional a uma graduada em Medicina na Bolívia, por inconsistências na revalidação de seu diploma, deferido liminarmente pelo Desembargador Relator do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF), Luís Antonio Johonsom Di Salvo. A decisão reforça a mobilização contínua da autarquia em defesa ao Revalida.

    A ação ocorreu após a profissional entrar com medida liminar, anuída pelo juiz de primeiro grau, contra o Cremesp, alegando ter feito todos os procedimentos necessários junto à Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com estudos complementares na Universidade Brasil.

    Não obstante, o Conselho recorreu à Justiça, demonstrando que a inscrição não foi realizada em decorrência da insuficiência de documentação apresentada pela graduada no exterior. O Cremesp também demonstrou que, por ter aumentado o rigor na análise da tramitação da revalidação de diplomas médicos estrangeiros, diante de inúmeras fraudes passadas, fez-se necessário requerer a integralidade destes documentos às entidades de ensino mencionadas pela graduada no exterior em questão. 

    A rigidez do Cremesp em relação à emissão do registro profissional se deu pelo fato de ter sido proposta uma Ação Civil Pública (nº 0006150-03.2017.401.3600), em face da UFMT, que, em sede liminar, determinou a inserção de uma nova fase de procedimentos de revalidação de diplomas, na qual a profissional não foi submetida. Outro fator é que, a Universidade Brasil, por ser uma instituição particular, foi impedida de realizar novos processos deste mesmo caráter, uma vez que a lei, após intensa mobilização do Conselho, conferiu tal atribuição somente aos órgãos públicos, regularmente credenciados. 

    A decisão judicial embasou-se, também, nos inúmeros casos de irregularidades envolvendo a Universidade Brasil, que, graças à Operação Vagatomia, deflagrada pela Polícia Federal e orquestrada com intensa e relevante colaboração do Cremesp, teve seu curso de Medicina desativado pelo Ministério da Educação (MEC), em Fernandópolis (SP), em março deste ano.

    O Desembargador do TRF 3ª Região deliberou, portanto, a liminar a favor do Cremesp, atendendoo pedido de prolongação do processo de concessão de registro profissional ànão médica, ante a necessidade de profunda análise da tramitação da revalidação de diploma.

    Defesa ao Revalida
    Em março deste ano, a 24ª Vara Cível Federal e Tribunal Regional Federal da 3ª Região endossaram o posicionamento do Cremesp ao negar o registro profissional, formado também por uma instituição de ensino na Bolívia, com diploma supostamente revalidado pelas mesmas entidades frequentadas pela profissional mencionada acima, demonstrando que os casos de incongruências em ambos órgãos possuem certa recorrência.

    Embora receba diversas solicitações de emissão de CRM, o Conselho tem analisado, minuciosa e individualmente, cada requerimento, de modo a garantir a comprobação da devida qualificação médica e evitar a ampliação de fraudes.

    A atual gestão do Cremesp, que vem realizando inúmeras ações, desde novembro de 2018, em relação à revalidação de diplomas estrangeiros, seguirá atuando em defesa da boa Medicina e em benefício da sociedade.

    Veja algumas das ações do Cremesp:
    Cremesp envia ofício aos parlamentares pela manutenção de veto que impede a revalidação de diplomas médicos por instituições de ensino particulares 
    Presidência da República acolhe pedidos do Cremesp e de demais entidades reforçando o Revalida
    Cremesp identifica e cancela registro de suspeito de fraude em processo de revalidação 
    Cremesp cancela registro de médicos que fraudaram revalidação de diploma
    Cremesp cancela CRM de formados no exterior que fraudaram revalidação de diploma e aciona parlamentares pela exigência do Revalida 
    Cremesp fornece provas inéditas de investigação sobre Universidade Brasil para PF e cobra providências da Justiça 
    UFMT entra em acordo com Cremesp e CFM para revalidação de diplomas estrangeiro 
    Cremesp ratifica apoio às atuações da PF no combate a ilícitos no ensino médico no País 
    Justiça Federal acata decisão do Cremesp e nega registro profissional a recém-formado por inconsistências no Revalida 


    Este conteúdo teve 14 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 158 usuários on-line - 14
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.