Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    05-03-2020

    Conquista dos médicos

    Após intensa mobilização, Cremesp celebra manutenção de veto à revalidação de diploma de Medicina por universidades privadas

    O Congresso manteve o veto parcial da Presidência da República ao Projeto de Lei de Conversão (PLV) 25/2019, que criou o Programa Médicos pelo Brasil, derrubando a proposta de aplicação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) por instituições de ensino particulares. O resultado é uma conquista dos médicos brasileiros, sendo celebrado pelo Cremesp, que se mobilizou intensamente, em várias frentes, pela retirada do artigo do PLV. 

    Como o veto presidencial foi mantido por 170 votos favoráveis na Câmara dos Deputados, o PLV não precisará ser apreciado pelo Senado. Embora tenha recebido 255 votos contrários na Câmara, seriam necessários 257, maioria absoluta, para a derrubada do veto presidencial. 

    Ações do Cremesp
    O Cremesp acompanhou a tramitação do PLV de perto, intercedeu e desenvolveu várias ações para sensibilizar as autoridades, tanto do Legislativo como do Executivo, sobre os riscos da proposta.  Em 12 de fevereiro, enviou ofício aos parlamentares, reiterando seu posicionamento em defesa da manutenção do veto do  Executivo. 

    Em dezembro, o Conselho solicitou o veto presidencial à proposta, em ofício encaminhado ao então ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Onyx Dornelles Lorenzoni; e ao ministro-chefe da Secretaria do Governo da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos. 

    Também encaminhou ofício ao Ministério da Saúde, solicitando informações detalhadas sobre o processo de supervisão e qualificação dos médicos formados no exterior que ainda não possuíam registro profissional no País e atuariam no Programa Médicos Pelo Brasil, em substituição ao Mais Médicos.

    Em setembro, o diretor 1º secretário do Cremesp, Angelo Vattimo, participou em Brasília de uma reunião prévia à votação das emendas à Medida Provisória que instituiu o Programa Médicos Pelo Brasil (antes de ser transformado em PLV 25/2019) com parlamentares e representantes de entidades médicas. Na ocasião, ele apresentou as posições do Cremesp em relação às propostas. Para o Cremesp, são condições inalienáveis à boa prática médica no Brasil, a comprovação de competência, assim como a avaliação de formados no Exterior por instituições de atestada qualidade e idoneidade.

    Controle mais rigoroso
    Somando-se a essas ações, o Conselho tornou mais rigorosa a verificação de diplomas estrangeiros. A medida resultou no cancelamento de três registros profissionais em 2019, efetuados com documentos falsos. O Conselho também descobriu, em outubro de 2019, que um médico atuava no Brasil com um diploma falsificado da Bolívia, cuja inscrição primária havia sido concedida pelo Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso (CRM-MT). Na ocasião, o Cremesp informou ao CRM-MT e às autoridades policiais. E notificou a Universidade Federal do Ceará, responsável pelo processo de revalidação do falso diploma.

    Em 16 de janeiro deste ano, a polícia efetuou, na sede do Cremesp, a prisão e o indiciamento de um falso médico que pretendia fazer inscrição em São Paulo com documentos forjados.

    Recentemente, a 24ª Vara Cível Federal e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região ratificaram a iniciativa do Cremesp de negar o registro profissional a Alexandre Kirkwood Vallejos, formado pela Universidade Autônoma Gabriel René Moreno, da Bolívia, por inconsistências no processo de revalidação do diploma. Vallejos entrou com ação contra a decisão do Cremesp, que foi  indeferida pela Justiça. A decisão é uma vitória do Cremesp e reforça sua mobilização em defesa do Revalida. 

    Acompanhamento  
    O Cremesp pretende continuar a acompanhar de perto a qualidade do Revalida. Para isso, realizará fiscalizações em estabelecimentos de saúde que oferecem estágios a médicos formados no exterior, assim como tem feito nos casos de irregularidades como os apontados pela Operação Vagatomia, da Polícia Federal. 

    O Cremesp acredita que a atuação conjunta com outras instituições, como os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, são fundamentais para que as iniciativas em favor da boa prática médica sejam bem-sucedidas.   

    Veja algumas ações do Cremesp em defesa ao Revalida:

    Cremesp envia ofício aos parlamentares pela manutenção de veto que impede a revalidação de diplomas médicos por instituições de ensino particulares 

    Presidência da República acolhe pedidos do Cremesp e de demais entidades reforçando o Revalida 

    Justiça Federal acata decisão do Cremesp e nega registro profissional a recém-formado por inconsistências no Revalida

    Cremesp identifica e cancela registro de suspeito de fraude em processo de revalidação 

    Cremesp cancela registro de médicos que fraudaram revalidação de diploma 

    Cremesp cancela CRM de formados no exterior que fraudaram revalidação de diploma e aciona parlamentares pela exigência do Revalida 

    Cremesp fornece provas inéditas de investigação sobre Universidade Brasil para PF e cobra providências da Justiça 

    UFMT entra em acordo com Cremesp e CFM para revalidação de diplomas estrangeiro 

    Cremesp ratifica apoio às atuações da PF no combate a ilícitos no ensino médico no País 


    Este conteúdo teve 7 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 288 usuários on-line - 7
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.