Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    29-05-2017

    SP

    Seminário na capital discute Prática Colaborativa Interprofissional na área da Saúde

     

    Mauro Aranha, presidente do Cremesp, participa do 1º Seminário A Prática Colaborativa Interprofissional

    Na sexta-feira (26/5), aconteceu o 1º Seminário A Prática Colaborativa Interprofissional, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, na capital paulista. O objetivo do evento foi sensibilizar a promover o diálogo das dimensões interprofissionais entre os Conselhos Regionais das profissões da área da Saúde.

    O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Mauro Aranha, participou da abertura, com a presença do secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip. A primeira mesa de debate abordou a importância da integração interprofissional e os desafios nas suas dimensões de educação, prática e regulação.

    Aranha ressaltou que a atenção primária, especialmente a saúde da família, é o caminho para o melhor atendimento e integração interprofissional. “Na saúde básica é onde temos mais vínculo e necessidade em benefício do paciente. É neste momento que temos a oportunidade de trocarmos uma transversalidade dos nossos conhecimentos e de tudo aquilo que é comum a nós no conhecimento da saúde humana”.

    Nildo Alves Batista, professor titular do departamento Saúde, Educação e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), acrescentou que a educação interprofissional será destaque na nova adequação curricular dos cursos de medicina. Dessa forma, a atenção primária será uma área privilegiada na atuação multiprofissional. “Teremos uma consequente melhoria do trabalho em equipe e prática colaborativa e uma aplicabilidade direta e imediata na atenção primária da saúde”, destacou Batista.

    Já Marina Peduzzi, professora livre-docente do departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), destacou que no Brasil a atenção primária é um exemplo de trabalho em equipe. “A atenção básica no mundo todo é reconhecida como um espaço privilegiado de atuação em equipe integrada. No Brasil, apesar dos problemas, temos uma atenção básica organizada e um pilar do trabalho em equipe”.

    Estavam presentes na mesa de debate, além de Batista e Peduzzi, Fernando Aith, professor doutor do departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e Maria Lúcia Zarvos Varellis, especialista em odontologia para pacientes com necessidades especiais.

     
     
     
    Legenda: Secretário de Estado da Saúde de SP, David Uip, faz a abertura do evento; Marina Peduzzi durante apresentação; mesa de debates composta por Maria Lúcia Zarvos Varellis, Nildo Alves Batista, Floracy Goes Ribeiro (coordenadora do Grupo Técnico Interprofissional), Fernando Aith e Marina Peduzzi; Mauro Aranha durante o evento. 
     
    Fotos: Laura Jorge

     


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 4 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 273 usuários on-line - 4
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.