Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    04-04-2017

    Placentofagia

    Krikor Boyaciyan e Luiz Camano

    O destino  que se dá à placenta na espécie humana resulta de vários aspectos relativos à tradição, cultura, religião, crenças e superstições. Habitualmente, ela e seus anexos são descartados. Alguns preservam parte da sua estrutura, como os japoneses, que guardam o cordão umbilical. Há outros que enterram a placenta: os maoris, da Nova Zelândia; os esquimós; e os índios navajos dos Estados Unidos. Alguns comem a placenta: é a chamada placentofagia, praticada no norte da Califórnia e em certas regiões do Reino Unido.

    A placentofagia é praticada por múltiplas razões: por aumentar o bem estar devido à presença de prostaglandinas e ocitocina, promover a involução uterina, aumentar a produção de leite, diminuir a depressão pós-parto, obter efeitos estéticos e melhorar a imunidade.

    Ressaltamos que não são bem conhecidos os riscos da placentofagia e que poderíamos equipará-los ao consumo de vísceras não controladas do ponto de vista sanitário. Assim, protozooses, infecções bacterianas e virais podem ser transmitidas. Duas doenças oriundas de ingestão de alimentos impróprios e causadas por príons (proteinaceus infectious particles) também devem ser consideradas: a encefalopatia espongiforme e o Kuru (doença dos canibais).

    Príons são agentes infecciosos, não vivos, formados por moléculas protéicas aberrantes, que no encéfalo induzem a troca de conformação das proteínas normais, causando doenças neurodegenerativas fatais em mamíferos.

    Em atenção a todas essas considerações, a placentofagia não deveria ser praticada.

    A Anvisa estipula que a paciente ou a família realize requisição prévia, informando que pretende levar a placenta que, destarte, não deverá ser considerada como resíduo de serviço de saúde. Destaca, também, que a instituição deve dispor de procedimentos para acondicioná-la de forma adequada, proporcionando a entrega do material com segurança e preservando-a da ação do tempo.

    Julgamos que o médico não deve recomendar, aconselhar ou indicar a placentofagia. Porém, respeitando o princípio da autonomia, deve compartilhar com a paciente suas convicções, na procura da solução adequada. No diálogo, o médico deve sempre preferir a inteligente persuasão em lugar da arrogante imposição.

    Krikor Boyaciyan é Doutor e mestre em Obstetrícia pela Unifesp, conselheiro, diretor corregedor e coordenador da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia (CTGO) do Cremesp.

    Luiz Camano é Professor titular emérito de Obstetrícia pela Unifesp e membro da CTGO do Cremesp.


    Este conteúdo teve 9 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 384 usuários on-line - 9
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.