Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    30-08-2016

    Sogesp

    Congresso contou com palestra do presidente do Cremesp sobre Judicialização da Medicina


    Mauro Aranha (1º à esq.) fala aos presentes durante sua palestra
    sobre Judicialização da Medicina


    A Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) reúne especialistas da área de todos os Estados brasileiros e de outros países, no XXI Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia iniciado neste 25 de agosto. O encontro, que se encerra no sábado (27), está sendo realizado no Centro de Convenções do Transamérica Expo Center, e apresenta inovações científicas e tecnológicas para a prática médica na especialidade.

    A solenidade de abertura contou com a presença de representantes das instituições médicas, entre eles, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Mauro Aranha; o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso; Adriana Scavuzzi, representando o Conselho Federal de Medicina (CFM), além de Paulo César Giraldo, presidente da SOGESP. e outros membros da associação.

    Mauro Aranha, em seu discurso, discorreu sobre a valorização do médico humanista e o quanto um sistema de saúde com uma gestão de qualidade corrobora para a eficácia da prática médica. “Embora tenhamos sonhado com um acesso humanitário à Saúde, o que seria ideal, devido às limitações de recursos públicos destinados ao Sistema Único de Saúde, SUS, é válido manter aos menos uma equivalência no que podemos fazer na realidade”.


    Florentino Cardoso, Silvana Morandini e Mauro Aranha
     

    Giraldo apresentou um vídeo com o trabalho que a associação vem desenvolvendo ao longo dos anos, e agradeceu as parcerias seladas durante este tempo e o prestígio que a presença de todos representa para realização científica do evento.
     


    Ações judiciais em debate

    A discussão política em torno do tema Judicialização da Medicina foi colocada em pauta neste primeiro dia do congresso. Mauro Aranha compôs a mesa de debatedores.

    “O judiciário sempre existirá e, também, o direito do cidadão para quando ele se sentir prejudicado”, disse Aranha. A crítica do presidente do Conselho se refere à falta de amparo técnico especializado em Saúde pelos juízes. "Acredito que os casos deveriam ser resolvidos na esfera administrativa e somente em caso contrário ir para o judiciário", ponderou.

    As dificuldades de sustentabilidade do SUS se contrapõem ao direito à Saúde garantido pela Constituição Federal, artigo 196/88, a todas as pessoas. E para o presidente do Cremesp, a distribuição justa dos recursos, que são limitados, deveria ser encaminhada aos que mais precisam. Para ele “a judicialização é a reversão da equidade”.



    Todos os representantes à mesa parabenizaram a SOGESP pela realização do evento e pontuaram questões e causas pelas quais lutam.

    Também participaram deste primeiro dia do evento, representando o Cremesp, a diretora e 2ª. Secretária Silvana Morandini e o delegado Sérgio dos Passos Ramos.

     


    Abertura do evento: público presente lotou o Centro de Convenções
    corroborando a importância do Congresso

     

    Fotos: Osmar Bustos

    Tags: SogespeventocongressoginecologiaGO.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 80 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 423 usuários on-line - 80
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.