Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    19-09-2016

    Renato Françoso Filho

    Urgência e Emergência: o desejável e o possível


    Vem se tornando redundante a discussão sobre os problemas envolvendo as Ur­gências­ e Emergências: faltam financiamento, recursos e profis­sionais, dentre tantas outras carências. A todo instante, os veículos de comunicação tratam do mesmo assunto e das repercussões negativas que comprometem a resolutividade da assistência.

    Desde a edição da portaria do MS nº 2.048/2002 — que enfatiza a necessidade de existir um sistema organizado, resolutivo e estruturado para o atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência —, ainda convivemos com enormes dificuldades para sua implantação. Em 2003, o CFM publicou a resolução nº 1.671, que dispõe sobre a regulamentação do atendimento pré-hospitalar móvel na prática médica, a regulação médica e da assistência pontual em cena, oferecida pelo médico regulador e pelo intervencionista, além de aprovar a Normatização da Atividade na Área da Urgência e Emergência na sua fase pré-hospitalar. Existem ainda outros decretos, portarias e resoluções sobre o tema, mas, em 2014, o CFM editou uma nova resolução, a nº 2.110, que constata: “as condições de atendimento da maioria dos serviços hospitalares de Urgência e Emergência no País frequentemente atentam contra a dignidade dos pacientes”. E menciona a insuficiência de oferta do Samu e a necessidade de ampliar o acesso a toda a população brasileira.

    É inegável que houve significativos avanços que impactaram na qualidade e aumento da expectativa de vida do povo brasileiro a partir dessas normatizações. Seria leviano desconsiderar a repercussão que o Samu e o Grau trouxeram na redução da morbimortalidade pré-hospitalar. A rápida e eficiente chegada ao local de chamada são determinantes. A partir daí, os pa­cientes são levados, via de regra, para as UPAs, que têm se tornado “hospitais de urgência”, quando deveriam ser apenas uma instância de transição entre o pré-hospitalar e a resolução do caso.

    O problema é que, passados todos esses anos, convivemos com a falta de profissionais preparados nas unidades  para a regulação do sistema e com­posição de equipes nas ambulâncias para atender urgên­cias e emergências. Grande parte das escolas médicas e de enfermagem não tem corpo docente nem estrutura para formar emergencistas.

     

    Renato Françoso Filho é Conselheiro do Cremesp

     

    Tags: urgênciaemergênciaSAMUGrauCoren-SPenfermeirosambulânciaspré-atendimentoassistência.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 79 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 282 usuários on-line - 79
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.