Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    22-08-2016

    A saúde do médico residente

    Fórum discutiu as questões que afetam a saúde do médico desde sua graduação

    A depressão e a privação do sono são os principais problemas
    que afetam os residentes

     

    As principais questões que o médico recém-formado enfrenta no início da carreira – e que podem afetar a sua saúde física e mental –, a avaliação da qualidade do ensino médico no País e o futuro da Residência Médica foram alguns dos principais temas debatidos no I Fórum Nacional de Integração de Médico Jovem, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), realizado em Brasília nos dias 10 e 11 de agosto.

    O Cremesp esteve representado no evento pelo coordenador da Câmara Temática do Médico Jovem, Nívio Lemos Moreira Ju­nior, e pela conselheira Kátia Burle Guimarães. Em sua palestra, Lemos abordou as ações do Cremesp em favor dos médicos jovens, que podem servir de exemplo para outros Estados para ampliar a participação dos recém-formados e aproximá-los do Conselho.

    Entre as iniciativas do Cremesp, destacou a implantação de procedimentos comuns a médicos com até 40 anos e o desenvolvimento de ações preventivas em questões relativas a sindicâncias.

    Segundo Kátia, há indícios de que o estresse do médico começa já durante a graduação. Ela apresentou pesquisa realizada com alunos a partir do 5° ano, que apontou que em 63,71% dos casos havia predominância de sintomas psíquicos. O levantamento apresentado pela conselheira também mostrou que 60,1% das alunas tinham estresse, enquanto entre os homens, esse número cai para 41,06%.

     

    Depressão e dependência

    Segundo o professor Luiz Antônio Martins, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 28,9% dos residentes, em seu primeiro ano, apresentam sintomas depressivos. “A depressão e a privação do sono são os mais significativos problemas que afetam os residentes e têm sido considerados, respectivamente, como a principal reação ao treinamento e um dos mais importantes fatores estressantes. A privação do sono poderá levar ao comprometimento do desempenho clinico, maior incidência de erros e aumento do tempo necessário para exercer tarefas”, alertou.

    Os problemas mais comuns que acometem os médicos, que lidam diariamente com situações de alto nível de exigência física e mental, são a dependência de álcool ou de drogas, as doenças afetivas, distúrbios alimentares, demências e/ou delirium provocados pelo consumo de álcool, e transtornos de personalidade, afirmou o coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Droga da Universidade Federal de São Paulo, Cláudio Jeronimo da Silva.

     

    Papel do paciente

    Segundo ele, além da convivência com situações de estresse, as resistências que os médicos têm em admitir que estejam passando por algum problema em relação à saúde física ou mental fazem com que levem, em média, sete anos e meio para procurar ajuda médica, com o risco de a doença se agravar. “Um em cada 15 médicos apresenta problemas atuais de drogas e álcool. Em geral há uma dificuldade do médico em aceitar o papel de paciente. Observamos que na maioria das vezes os profissionais sentem-se envergonhados em procurar ajuda de um colega”, declarou Silva.

    Outro dado alarmante discutido durante o fórum diz respeito ao número de suicídios cometidos por médicos, que é  cinco vezes maior do que a população geral, de acordo com a literatura médica. E as mulheres médicas possuem um risco ainda maior que os homens.

    Tags: saúdemédico residentefórumdepressãosonoestresse.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 51 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 361 usuários on-line - 51
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.